sábado, 9 de junho de 2012

Lampião Revisitado

Algumas questões levantadas na disciplina de Cultura Sergipana!


O vídeo Lampião Revisitado retrata a falta de identidade cultural em Sergipe. O neocolonialismo cultural, a não valorização dos artistas locais e a importação de culturas, como por exemplo, o pré-caju. A maior prévia carnavalesca do país e é nada mais nada menos que uma cópia do carnaval baiano.
            O próprio sergipano não valoriza, nem respeita o que é daqui. Há preconceitos históricos também. Sergipe foi banida dos livros de História. Há conceitos distorcidos também até de nordestinos em relação à Sergipe. Esse feriado de semana santa fui ao EREL (Encontro Regional dos Estudantes de Letras) que aconteceu na UECE, Universidade Estadual do Ceará, e ouvi piadas do tipo: em Aracaju, as pessoas tomam banho de torneira. Ou seja, é a ignorância sendo transpassada pelo fato de não conhecer a capital Aracaju.

           Qual a importância da sergipanidade para a Educação?
            É importante o sentimento de pertencimento. Nos sentir pertencentes a tal lugar e este lugar pertencente a nós. E com isso, podemos intervir, modificar e melhorar, e nos reafirmar enquanto pessoas nascidas e/ou que vivem em tal lugar.
            Essa valorização pelo que vem de fora e inferiorização pelo que é do nosso Estado (já me sinto nordestina) e região nos afasta cada vez mais de nossas raízes e características culturais, de fala entre outras. Por isso essa ideia, respeito e amor por nossas origens deve ser implantada e estar presente nas escolas por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário